
IGREJA ALIANÇA COM DEUS
Ministério da fé Vencedora

Deus nos ama e por isso enviou o Seu Filho para nos salvar. O amor é uma característica distintiva de Deus. Ele ama a todos da mesma maneira e nós também somos chamados para amar.
Amar o nosso próximo é um mandamento e por isso, se não amamos, estamos desobedecendo. Se nós amamos a Deus, também temos que amar o nosso próximo.
Mas quem é o meu próximo?
Muitas vezes podemos dar desculpas para a nossa falta de amor em relação a alguém, dizendo que tal pessoa não é o nosso próximo. Mas o nosso próximo é qualquer pessoa que necessita da nossa ajuda.
Muitas vezes a distância física não permite que ajudemos alguém de algumas maneiras, mas isso não nos impede de amar. Quem ama ora, intercede e pede a Deus para abençoar aqueles que estão em sofrimento, mesmo que eles tenham nos prejudicado de alguma forma.
O mundo em que vivemos é muito egoísta. Somos ensinados a ignorar as pessoas e se preocupar somente com a nossa vida. Isso dificulta o exercício do amor cristão, pois a Palavra nos diz para amar os outros como amamos a nós mesmos (Mt 22.39).
A solidariedade é exatamente deixar de olhar para nós mesmos e contemplar o outro.
O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. João 15:12

A misericórdia (Lc 6.36) e a compaixão (Mt 14.14) são mandamentos universais a todos os cristãos. É dever de cada crente ser solidário e preocupado com o seu próximo (Fp 2.4). No entanto, há alguns a quem Deus chama para exercer a solidariedade, misericórdia ou compaixão em níveis sobrenaturais, isto é, muito além do que o mandamento e as possibilidades humanas o permitem. Esta compaixão extraordinária é obtida mediante três dons: misericórdia (Rm 12.8), socorro (1 Co 12.28) e contribuição (Rm 12.8). Se você possui um desses dons, exerça-o conforme a vontade de Deus em sua vida.

Empatia é sentirmos o mesmo que outra pessoa sente ao nos colocarmos em seu lugar, e corresponde, biblicamente, ao exercício da "misericórdia" e da "compaixão". Apatia é um sentimento de total indiferença em relação às dificuldades dos outros. Simpatia, por outro lado, é um sentimento que une as pessoas num círculo comum de amizade.
Ser apático não é ser ignorante no sentido de não saber das necessidades dos nossos semelhantes, mas ter conhecimento e não fazer nada para ajudá-los. Com nossa empatia cristã podemos mudar algumas situações, por exemplo, levando alegria aos orfanatos ao visitá-los, fazendo campanhas de agasalhos e distribuindo alimentos. Participe! Seja solidário, abrindo seu coração e seus olhos, não deixe para depois o que você pode fazer agora! pratique a caridade !
Conversa Franca
"Solidariedade" não pode ser unicamente uma nova palavra em nosso vocabulário, pois é um ato de amor. Neste tempo em que os homens buscam apenas aquilo que os interessam, preocupar-se com a necessidade de alguém é uma das mais extraordinárias demonstrações do espírito que move o cristianismo. Fé e caridade são duas grandes virtudes cristãs que não podem ser separadas.
