top of page

RECANTO SOLIDÁRIO

A caridade e Solidariedade com o nosso próximo é um ato de fé e amor cristão

“Quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos e irmãs, foi a mim que fizeram”. Mateus 25.40

Deus nos ama e por isso enviou o Seu Filho para nos salvar. O amor é uma característica distintiva de Deus. Ele ama a todos da mesma maneira e nós também somos chamados para amar.

Amar o nosso próximo é um mandamento e por isso, se não amamos, estamos desobedecendo. Se nós amamos a Deus, também temos que amar o nosso próximo.

Mas quem é o meu próximo?

Muitas vezes podemos dar desculpas para a nossa falta de amor em relação a alguém, dizendo que tal pessoa não é o nosso próximo. Mas o nosso próximo é qualquer pessoa que necessita da nossa ajuda.

Muitas vezes a distância física não permite que ajudemos alguém de algumas maneiras, mas isso não nos impede de amar. Quem ama ora, intercede e pede a Deus para abençoar aqueles que estão em sofrimento, mesmo que eles tenham nos prejudicado de alguma forma.

O mundo em que vivemos é muito egoísta. Somos ensinados a ignorar as pessoas e se preocupar somente com a nossa vida. Isso dificulta o exercício do amor cristão, pois a Palavra nos diz para amar os outros como amamos a nós mesmos (Mt 22.39).

A solidariedade é exatamente deixar de olhar para nós mesmos e contemplar o outro.

O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. João 15:12

A misericórdia (Lc 6.36) e a compaixão (Mt 14.14) são mandamentos universais a todos os cristãos. É dever de cada crente ser solidário e preocupado com o seu próximo (Fp 2.4). No entanto, há alguns a quem Deus chama para exercer a solidariedade, misericórdia ou compaixão em níveis sobrenaturais, isto é, muito além do que o mandamento e as possibilidades humanas o permitem. Esta compaixão extraordinária é obtida mediante três dons: misericórdia (Rm 12.8), socorro (1 Co 12.28) e contribuição (Rm 12.8). Se você possui um desses dons, exerça-o conforme a vontade de Deus em sua vida.

Empatia é sentirmos o mesmo que outra pessoa sente ao nos colocarmos em seu lugar, e corresponde, biblicamente, ao exercício da "misericórdia" e da "compaixão". Apatia é um sentimento de total indiferença em relação às dificuldades dos outros. Simpatia, por outro lado, é um sentimento que une as pessoas num círculo comum de amizade.

 

Ser apático não é ser ignorante no sentido de não saber das necessidades dos nossos semelhantes, mas ter conhecimento e não fazer nada para ajudá-los. Com nossa empatia cristã podemos mudar algumas situações, por exemplo, levando alegria aos orfanatos ao visitá-los, fazendo campanhas de agasalhos e distribuindo alimentos. Participe! Seja solidário, abrindo seu coração e seus olhos, não deixe para depois o que você pode fazer agora! pratique a caridade !

Conversa Franca

 

"Solidariedade" não pode ser unicamente uma nova palavra em nosso vocabulário, pois é um ato de amor. Neste tempo em que os homens buscam apenas aquilo que os interessam, preocupar-se com a necessidade de alguém é uma das mais extraordinárias demonstrações do espírito que move o cristianismo. Fé e caridade são duas grandes virtudes cristãs que não podem ser separadas.

22 anos

logo da igreja em corel.png

IGREJA ALIANÇA COM DEUS

Ministério da fé Vencedora

Sede em Palmares Pernambuco.

Rua da Sulanca (na parte de cima) nº 40  

Cep: 55540-000 Tel:(81) 3661-4795

Bispo Raimundo Cruz e Missionária Wanda.

Email: missionarioraimundocruz@hotmail.com 

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram

© Copyright 2019 / 2022 - Stúdios Creative - Todos os direitos reservados.

bottom of page